segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Tudo inicia pela raiz

É muito dificil manter um blog atualizado, o tempo é muito precioso, e sempre estamos atrazados.
Mas não gostaria de deixar este blog "atirado as traças", por isso volto para falar de um assunto pertinente ao objetivo do blog.
A minha cidade reconquistou algo muito importante, um festival raíz, e estamos próximos a sua 4ª edição. Nos anos 80 tivemos um festival que alcançou proporções estaduais, onde nomes como Luiz Marenco e Erlon Pericles, que estavam iniciando suas carreiras, concorreram nesse festival chamado Gaitaço missioneiro.
Hoje Santo Antônio das Missões, possui a Invernada Missioneira (festival raiz), a sentença "festival raiz" faz parte do nome, como um membro que não pode ser amputado, pois colocaria todo o corpo em risco. Esse festival que em outubro dia 09 estará completando seu 3º aniversário e sua 4ª edição, que é diferente do Gaitaço, por ter estabilidade, e ter se tornado um festival internacional, tras a maior de todas as diferenças, possui uma fase local. Isso encoraja nossos compositores, interpretes e instrumentistas a mostrarem seus trabalhos em um palco de grandes nomes da música terrunha.
O som natural deu um passo importante ao gravar a música Caá yari, que irá participar na fase local do festival, mesmo que não classifique e não participe do cd da invernada, fico feliz por conseguir já registrar um trabalho no homestudio. Algo que consegui com a inestimável ajuda do amigo Felipe Nascimento, com dicas de gravação e com a mixagem e masterização feitas por ele.
É assim que tudo inicia, pelo alicerce, pela raiz.

2 comentários:

Rogerio Morais disse...

Muito bem Horácio... sabes que concordo contigo, temos o nosso festival que é algo que nos orgulha pois particularmente somos militantes da identidade cultural como um todo, mas principalmente da música e poesia.
Importante sim a fase local,é uma oportunidade que temos de apresentar a potencialidade dos nossos poetas, intérpretes e músicos e até inserí-los no contexto musical do Estado.

No más... parabéns pelos trabalhos no Som natural, sucesso sempre!!

Horacio Oliveira disse...

Buenas meu amigo Deio, obrigado pelo respeito com nossa cultura e pelo tempo dispensado nessa "franzina" página.

um abraço.