terça-feira, 19 de agosto de 2008

A mix mexe com meus ouvidos

Mixagem, ou simplesmente mix, é algo assustador. Ou pior que isso, pode ser a derrocada de um trabalho musical. Bons tempos quando eu lia no verso dos meus discos preferidos "técnico de mixagem fulando de tal", e não precisava me importar com isso. O que importava era a boa música que estava ouvindo, os instrumentos nítidos, a voz bem colocada, um sonzinho diferente na caixa da direita, que ficava tentando descobrir o que era. A virada de bateria passando de um lado para outro.
"Felizmente" descobri que tudo isso se devia ao tal fulano da mixagem, e se tornou meu maior desafio. Sala com tratamento acústico, o dinheiro compra. Equipos top de linha, o dinheiro compra.
Criatividade, conhecimento e ouvido...
Não dá pra comprar, isso é puramente trabalho, ralação, trabalho, dom, trabalho, café, trabalho, mandar tudo pra p..., trabalho, se acalmar, trabalho, ouvir de novo, trabalho, talvez refazer, trabalho, trabalho...
Mas um dia, quem sabe chegarei perto de um avôhai...força verde...?
se meu ouvidos aguentarem tantas frequencias e tanto trabalho, trabalho...

Nenhum comentário: